terça-feira, 23 de novembro de 2010

X - JAPAN












O X - JAPAN (em japonês: エックス ジャパン, Ekkusu Japan?) ou simplesmente "X" é uma banda japonesa que revolucionou o cenário musical no Japão. A banda, atualmente formada por Yoshiki, Toshi, Sugizo, Pata e Heath foi uma das responsáveis pelo início do movimento Visual kei, que até hoje se mantem em alta no Japão. O estilo predominante da banda era o Speed Metal, vertente do Heavy Metal, com muitas influências do Hard Rock e inclusive de Punk Rock, Glam Rock, entre outros. Conforme o tempo foi passando, a banda foi inovando o seu estilo. Também lançou baladas de grande sucesso, para além do estilo speed metal.

Apesar de ter sido uma banda musical, X Japan é recordado com uma profunda saudade e emoção por inúmeros fãs, que acreditam que esta banda lhes mudou a vida e os incentivou a procurar na música a grande paixão e intensidade sentimental que caracterizava as letras de Yoshiki.

Após um hiato de em torno de dez anos, a banda anuncio o seu retorno em 4 de Junho de 2007. A liberação de uma nova canção via download digital, em Janeiro de 2008. Sendo que a partir de 2007 a banda já vendeu mais de 20 milhões de álbuns

Yoshiki convidou seu amigo de infância, Toshi, para ir para Tóquio formar uma banda de rock. Inicialmente chamada NOISE, Yoshiki mais tarde muda o nome da banda para X (pronuncia-se em inglês; "ékssu"). Após várias trocas de membros, a banda finalmente estabelece-se com a seguinte formação: Toshi no vocal, hide e Pata nas guitarras, Taiji no baixo e Yoshiki na bateria e no piano.

Pela Extasy Records, em 1988, o X lança seu primeiro álbum, VANISHING VISION, tornando-se a primeira banda independente a aparecer no ranking da Oricon.

Com o lema "Psychedelic Violence Crime of Visual Shock" (literalmente "Violência Psicodélica - Crime do Choque Visual") o X já dava a entender o tipo de som que fazia: pesado, agressivo, chocante, violento. Porém, nesse mesmo álbum encontram-se músicas mais calmas, com piano.

Em 1989, o X assina um grande contrato com a Sony Records do Japão. O seu primeiro álbum major é o BLUE BLOOD e novamente aparece na Oricon.

Grandes shows, prêmios, o sucesso é crescente para a banda. Em 1991 é lançado o álbum JEALOUSY, primeiro lugar na Oricon. Nessa época, o X já começa a perder um pouco do visual chocante. Em 1992 é iniciada uma tradição: Um mega show no Tokyo Dome, um grande estádio do Japão. No mesmo ano, Taiji desentende-se seriamente com Yoshiki, devido a diferenças musicais, acabando por abandonar a banda...

Quando a banda surgiu o seu nome era Noise, mas depois de uma brutal mudança de membros logo nos primeiros anos, passou a chamar-se X como nome provisório. Nome este que acabou por ser o definitivo. O X realizava várias viagens para os EUA (há uma Extasy Records lá, que hoje é a sede) e em uma delas, no ano de 1992, foi descoberta uma banda punk californiana que também se chamava X.Yoshiki então muda o nome da sua para X JAPAN.Ainda em 92, Heath junta-se ao grupo. A partir daí, a banda lança o álbum ART OF LIFE (que contém apenas uma música de 29 minutos,estilo Metal Progressivo, orquestrada e com um grande dueto de piano). Depois disso, os membros concentram-se em trabalhos solo e o grupo produz pouco até 1995, quando é iniciada a turnê DAHLIA.


Em 1996 é lançado o álbum DAHLIA. Nesse momento as músicas já estão mais leves, apesar de algumas ainda serem agitadas (como Rusty Nail e a própria DAHLIA). A música Drain tem batidas eletrônicas, a balada Crucify My Love é tocada apenas com piano, várias características do novo trabalho mostraram que o X JAPAN havia mudado muito desde seu começo de carreira.









Fim da banda

Um grande choque atinge os fãs quando, em Abril de 1997, Toshi anuncia que deixará a banda.O motivo anunciado é que, Toshi Não queria Machucar os seus Fãs com as letras de Yoshiki, Toshi tinha outro motivo qui só veio a ser revelado depois : ele nunca quis ser um "astro do Rock"

Suspeita-se que foi convencido a juntar-se a uma seita religiosa. Rumores dizem que Masaya , o guru da seita, pode ter feito algum tipo de "lavagem cerebral" ao cantor, convencendo-o de que ele era apenas uma marionete da Banda

De facto, Yoshiki certa vez confessou numa entrevista, que hide e ele se esforçavam para adaptar Toshi à vida de estrela de rock, ensinando-o como se comportar em entrevistas e no palco, como arranjar o cabelo e maquiagem etc. Yoshiki' também disse que Toshi estaria um pouco cansado da vida de estrela do rock.

Abalado pela saída do amigo, Yoshiki dissolve a banda. Havia planos para o retorno do X JAPAN em 2000 com hide nos vocais, mas este faleceu a 2 de maio de 1998.Antes de morrer, hide, comparando com os outros membros, tinha uma promissora carreira solo. Este último é ainda recordado carinhosamente por muitos admiradores de J-Rock em todo o mundo e é considerado o ícone de uma era para a música japonesa. Sua morte reuniu o X Japan para uma perfomance: Forever Love, cantada como adeus no funeral do guitarrista.



Atualmente


hide faleceu pouco depois do fim de X JAPAN. Em sua memória existe hoje o hide Museum, em Yokosuka.
hide Museum en Yokosuka

Toshi, que havia iniciado uma carreira solo com baladas de violão, anunciou sua aposentadoria em 2004, embora continue no ramo da healing music influenciado por Masaya. Em Julho de 2008, ele criou uma nova banda chamada "TOSHI with T-EARTH"e começou a fazer turnês pelo Japão. A nova banda é conhecida pelo novo tipo de música, "Eco Hard Rock", que fala sobre proteger o planeta da poluição que o homem causa. Um álbum foi lançado em 8 de Agosto de 2008, chamado "EARTH SPIRIT"


OSHI with T-EARTH se apresentou no Brasil no dia 12 de Outubro de 2008, em São Paulo.

Pata e Heath passaram pela banda DopeHEADz e hoje têm seus respectivos projetos: Ra:IN, de Pata, e RATS, de Heath, que também tem um projeto solo e uma banda chamada Lynx.

Taiji, após sua saída do X JAPAN, integrou o famoso Loudness, mas por muito pouco tempo, e seu projeto D.T.R não deu certo. Passou pelo 'Cloud Nine e sua banda atual se chama OTOKAZE.

Yoshiki além de administrar os estúdios da Extasy Records, produziu alguns artistas no Japão, como os famosos Dir en Grey, nos Estados Unidos, como Laura Dawn e a banda sul-coreana the TRAX. Também participou do quarteto de J-pop, o globe (KEIKO, Komuro Testuya, Marc Panther e eventualmente YOSHIKI). Trabalha em alguns filmes e peças, em seu actual projeto, o Violet UK[16] e também em sua nova banda chamada "S.K.I.N.", composto pelo cantor Gackt (ex-Malice Mizer), o guitarrista Sugizo (ex-Luna Sea) e Miyavi (ex-Due'le Quartz).

X JAPAN, o regresso: Em 4 de Junho de 2007, foi anunciada que a voltaria a banda iria reunir com uma nova canção liberada através de download digital em janeiro de 2008.

Actualmente Após o Lançamento da música IV, Foi oficialmente anunciado o retorno da Banda com um MEGA show no Tokyo Dome dias 28-29-30 de Março, "Os ingressos foram vendidos em um flash!" comentario do site OFICIAL, lançaram também um DVD-Box intitulado X Japan Returns.



Prêmios
Ano Prêmio Categoria
1989 Japanese Cable Grand Prize Melhor Artista Debutante no Japão
1989 Japanese Cable Grand Prize Artista mais Talentoso do Japão
1989 Prêmios Oricon 1989 Prêmio para os singles mais vendidos
1990 Japanese Gold Record Grand Prize Artista do ano
1991 Japanese Gold Record Grand Prize Melhor vídeo músical
1992 Japanese Gold Record Grand Prize Melhor álbum escrito




Nomes Reais dos Membros

* Toshimitsu "Toshi" Deyama (出山利三 Deyama Toshimitsu) – Vocal
* Hideto "hide" Matsumoto (松本秀人 Matsumoto Hideto) – Guitarra solo
* Tomoaki "Pata" Ishizuka (石塚智昭 Ishizuka Tomoaki) – Guitarra base
* Hiroshi "Heath" Morie (森江博 Morie Hiroshi) – Contrabaixo (a partir 1992)
* Yasuhiro "Sugizo" Sugihara (杉原 有音 Sugihara Yasuhiro) - Violino
* Yoshiki Hayashi (林佳樹 Hayashi Yoshiki) – Bateria e piano
* Taiji Sawada (沢田泰司 Sawada Taiji) – Contrabaixo (até 1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário